Grupo de Estudos em Acompanhamento Terapêutico do Sítio 

A multiplicidade que constrói a clínica do Acompanhamento Terapêutico (AT) inclui a dificuldade em dar uma definição única e fechada para este ofício vertiginoso. Dentre tantas concepções, o AT pode ser compreendido como uma modalidade clínica nômade, que envolve um determinado modo de estar frente ao sofrimento de quem apresenta algum prejuízo na relação com o social, ofertando assim uma presença que permita diferença e um lugar no outro. Sua função também é de colocar a própria clínica em questão, uma vez que o AT se dá em qualquer lugar que a clínica se dê. Tal função faz do AT um dispositivo clínico-político que pode estar presente no modo de pensar um determinado funcionamento institucional - seja ele no âmbito da Rede de Atenção Psicossocial (Saúde Pública), Educação, Assistência Social, dentre outros equipamentos. Não se trata de tornar o AT mais um especialismo no campo institucional, mas sim de efetivar um modo de operar, ao alcance de qualquer um disposto a caminhar nesta direção. É nesse sentido que este grupo de estudos se constrói: investigando a propriedade do AT, bem com sua interface com a Instituição, por meio de encontros semanais que envolvem leituras teóricas sobre AT e Psicanálise, e como espaço de Supervisão Clínica e Institucional. O grupo se propõem também a ser um espaço de formação continuada de acompanhantes terapêuticos, acolhendo os distintos campos de atuação e demandas de seus participantes.  

Público-alvo: Estudantes, Profissionais da Saúde, e interessados na clínica do AT. Dia : Quintas-feiras,  das 18h00 às 19h30. Local:  Rua Gonçalves Ledo, 216. Ipiranga.  (próximo ao metrô Sacomã). Valor:  R$170,00 mensais. Inscrições pelo telefone (11) 3120-3818 ou pelo e-mail sitioacapela@gmail.com

Jornadas do Sítio 

Entende-se por jornada "o percurso que se faz em um dia, andada, caminhada, viagem por terra". É orientando-se por estes sentidos, tão caros ao AT, que se constroem as Jornadas de Acompanhamento Terapêutico e Psicanálise do Sítio. 

Tratam-se de encontros entre acompanhantes terapêuticos, psicanalistas e trabalhadores da saúde mental, onde se apresentam temas pertinentes ao AT e seus campos de interlocução, de maneira aberta e heterogênea, afim de se promover a conversa entre os participantes. 

Consulte nosso Mural, para saber quando ocorrerá a próxima jornada. 

ESTUDOS