O estranho caso do cachorro morto | Mark Haddon

19/04/2016

"

 

Eu não conto mentiras. A Mãe costumava dizer que eu agia assim porque eu era uma pessoa boa. Mas não é porque eu sou uma boa pessoa. É porque eu não consigo dizer mentiras. 

A mãe era uma pessoa pequena que cheirava muito gostoso. E tinha vezes que ela usava um casaco de lã com um zíper na frente, que era rosa e tinha uma etiqueta pequena que dizia Berghaus no seio esquerdo. 

Uma mentira é quando você diz uma coisa que não aconteceu. Mas há somente uma coisa que acontece num momento específico e num lugar específico. E há um número infinito de coisas que não aconteceram naquele momento e naquele lugar. E se eu penso sobre alguma coisa que não aconteceu, começo a pensar sobre todas as coisas que não aconteceram. 

Por exemplo, esta manhã, no desjejum, comi uma barra de cerais com chocolate e tomei um copo de leite quente batido com framboesa. Mas se eu dissesse que, em vez disso, tinha comido brownies e tomado uma caneca de chá³, ia começar a pensar em energético de água de coco, limonada, mingau, diversos tipos de refrigerante e que eu não estava tomando meu café da manhã no Egito e que não há um rinoceronte na sala e que o Pai não estava usando um traje de mergulho e por aí vai, e só de escrever isto me faz sentir uma tremedeira, me dá medo, como quando estou em pé no topo de um edifício muito alto e há centenas de casas, carros e pessoas abaixo de mim e minha cabeça está tão cheia de todas estas coisas que eu fico com medo de esquecer de ficar bem ereto, de pé, e de ir me debruçando no parapeito, e de cair e morrer. 

Esta é outra razão porque não gosto dos romances, daqueles mais sérios, porque eles são mentiras sobre coisas que não acontecem , e me confundem , e eu fico assustado. 

Por isso é que todas as coisas que eu escrevo são verdadeiras.

 

_____________

 

³Mas eu não como brownies nem tomo chá porque são marrons. 

 

"

HADDON, Mark. O estranho caso do cachorro morto. Rio de Janeiro: Record, 2008. p. 33-34. 

 

 

 

Please reload

Mural do Sítio